Equipe Brasil Dakar
Um sonho que virou realidade

Tudo começou em 1988, quando dois pilotos de enduro resolveram participar do maior rali do mundo, o Dakar. Na época, André Azevedo e Klever Kolberg foram considerados loucos, pois foram os primeiros brasileiros a participar deste Rali. "No final dos anos 80 não havia internet e nem sequer informações da prova como se tem hoje. Além disso, não tínhamos muitos patrocinadores que pudessem bancar a nossa aventura. Muitos amigos só nos levaram a sério no dia em que embarcamos para a Europa", explica André.

O Rally Dakar tem, em média, 10.000 quilômetros de percurso e tradicionalmente se inicia na Europa e acaba no continente africano. Mesmo não terminando a prova em sua primeira participação, os pilotos não desistiram. Finalmente, em 1990, em sua terceira participação, André Azevedo completou o rali. E com um grande feito: além ter sido o primeiro sul-americano a chegar ao pódio do Dakar, conquistou o vice-campeonato na categoria Motos até 600cc. Um dado importante: em 1990, das 136 motocicletas que largaram, apenas 46 completaram todo o percurso.

Em sua quarta participação (1991), com um pouco mais de estrutura de apoio, André tornou-se o primeiro piloto não-europeu a ganhar uma categoria no Dakar, a Motos Maratona. Para se ter uma idéia do sucesso conquistado, o resultado adquirido era imaginado para ser alcançado em 10 anos de participação. Após esta vitória, os pilotos colocaram como meta competir também na categoria Carros, participação até então inédita do Brasil. Em 1997, a Equipe Brasil Dakar estreou nas quatro rodas e conquistou uma boa dobradinha entre as motos: pódio da categoria Motos Produção, com o piloto Jean Azevedo, na primeira colocação e André Azevedo, na segunda. Foi uma despedida em grande estilo, pois esta foi a última participação de André nas Motos após 10 edições do Dakar.

Com o objetivo atingido, a Equipe colocou uma outra meta, mais pesada desta vez, que era competir na categoria Caminhões. Finalmente, em 1999, André Azevedo estréia nessa categoria. E, para completar o trio do Caminhão que contava com a presença do navegador tcheco Tomas Tomecek, a Equipe ganhou a colaboração da jornalista Leilane Neubarth, da Rede Globo. Com isso, Leilane foi a primeira brasileira a participar do Dakar. No final daquela prova, nossos competidores voltaram ao Brasil com o troféu de terceiro lugar entre todos os caminhões inscritos. Neste ano a Equipe foi pioneira mundialmente, pois disputou o Dakar nas três categorias: moto, carro e caminhão.

Este é o formato até os dias de hoje, e a Equipe atualmente participa das principais competições brasileiras, como o Rali dos Sertões, a maior prova off road das Américas. Os resultados conquistados - 22 pódios no Rali Dakar sendo 11 em primeiro lugar - e a credibilidade adquirida em todos esses anos, proporciona que ainda mais brasileiros tenham a oportunidade de concretizar o sonho de participar do maior rali do mundo.

Mercedes Benz Prefeitura Municipal de São José dos Campos: Patrocinador Oficial da Equipe Brasil Dakar CCR Nova Dutra: Patrocinador Oficial da Equipe Brasil Dakar
Assista os vídeos da Equipe no You Tube